terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As cidades invisíveis que Duque de Caxias contém

Desde que li "As cidades invisíveis", do Calvino, sinto um remexer das muitas Duques de Caxias que moram em mim... Em 2007 escrevi uma crônica, chamada Mi pueblo, falando desta cidade que me viu nascer e crescer. Mas cada vez mais sobrevoam lembranças-palavras por dentro de mim... Lembro-me da Duque de Caxias que se restringia à minha casa (a 29, como a chamamos até hoje); lembro-me de quando ela se estendeu até à minha primeira escola - o Glorinha, assim no masculino porque se tratava de um Instituto; do parque de diversões que me avisava que eu estava me aproximando da minha casa; dos amigos de infância; dos amigos adolescentes de minhas irmãs, quando eu era criança; das construções que acompanhei; do muro marcado pelo acidente que vitimou meu pai; lembro-me da Duque de Caxias que viu meu primeiro amor... Que me viu dançar Menudo (hehehe); que me viu rumar para Lisboa; de onde saio todas as vezes, mas sempre volto. São tantas as lembranças, meu Deus! Tudo, no final das contas, vira uma história. Semana passada uma pessoa muito querida, a quem admiro, pediu-me uma crônica sobre minha cidade, para uma coletânea. Fiquei muito feliz. Senti-me lisonjeada mesmo! A crônica ainda não nasceu, mas ando cada vez mais ufanista e acho graça nisso. Penso que, as cidades invisíveis que moram em mim ainda estão confabulando sobre quem vai aparecer no texto que nascerá. E, no entanto, independente do modo como nasça, serão todas as lembranças e cidades, uma só: Duque de Caxias, a sudeste-nordestina cidade em que nasci, vivo e trabalho. A cidade para onde sempre gosto de voltar, apesar do tanto que ainda espero dela. Apesar de amar viajar, conhecer e estar em outros lugares, não renego meu chão. Duque de Caxias, com estas ou outras palavras, ainda é e sempre será minha aldeia, mi pueblo, minha terra, não a que tem palmeiras e sabiás, mas, menorzinha, onde as árvores nativas são as goiabeiras e os pássaros, pardais, simples, como eu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário