sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Passei a semana falando sobre o Brasil, com meus alunos de cinco anos.
E para isso muita literatura, claro!
Até falarmos hoje do tal 7 de setembro, por exemplo, viajamos na caravela de "Pedro, o menino navegador", da Lucia Fidalgo; trocamos "Correspondência", após a leitura terna e política do livro homônimo de Bartolomeu Campos de Queirós; conhecemos um pouco das regiões, suas diferenças climáticas, sociais, e até de linguagem.
Hoje, aterrissamos em Brasília.
Falei do outro Pedro, o I, do Congresso Nacional, da Presidenta; mostrei fotos, relembrei nossa conversa de quarta, que teve citação das manifestações nas ruas, CLARO! E a hora passa voando.

Minutos antes da pausa para o lanche eles me perguntam se poderiam escolher livros livremente para ler: "Só um pouquinho".
Comigo SEMPRE vão poder! 
Então, aproxima-se de mim uma das crianças mais sensíveis da sala e pede:
- Você pode ler esse pra gente?
Era "OS MÚSICOS DE BREMEN"!!!

Ameeeeeeeeeeeeeeei!!

Essa geração vai escrever histórias melhores! 
É certo que talvez a menininha não tenha feito nenhum link (é mais certo que não), mas fiquei tão emocionada, tão feliz, que prefiro acreditar que recebi uma carta do futuro, me dando certeza de que a arte vencerá as ladinagens!
Precisei contar.

Segunda-feira vou levar OS SALTIMBANCOS! 

OBS.: No desenho ela reproduziu a "Descoberta", sobre a qual conversamos na terça, e os Bichinhos-Músicos. 
Estariam interceptando algo? Mudando nosso começo? Ou nos fazendo lembrar que sempre é tempo de recomeçar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário