sexta-feira, 18 de junho de 2010

Outro caminho...

Hoje José Saramago pegou outro caminho. Uns chamam a isto de morte, eu já chamei muitas vezes de desercarnação, Falabella diz "foi pro andar de cima"... Eufemismos. Todos... Acredito que seja apenas um hífem. Todos fazemos parte de uma mesma vida, embora por vários caminhos, e tudo se resume a SAUDADE. Saramago é, dos escritores que conheci na fase adulta, um dos que mais amo. Tenho todas as suas obras. Uma delas comprei no país dele, porque se chama VIAGEM A PORTUGAL e pensei que esta eu teria que trazer de lá, como trouxe tantas emoções... A primeira vez que fui a Portugal foi para fazer um trabalho de leitura sobre o brasileiro (que amo muito), Bartolomeu Campos Queirós e "o palco" foi a Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, no Alentejo. Daí foram várias as misturas livro-leitora-literatura-vida-admiração... E hoje, o saldo são os livros. Já não o poderei ver pessoalmente, como desejei. Mas, 50 anos passam voando! Daqui a pouco nos veremos. Lembranças aos meus parentes, amigos e escritores, que já estão aí. Em especial ao seu homônimo José, o de Alencar, cujas obras abriram caminho dentro de mim para o desejo de devorar tudo de um só autor! E a Fernando Pessôa, que já me banhava do mar e das palavras lusas, antes que eu conhecesse as suas. Deus o receba, senhor agnóstico! E provoque ótimas histórias de afectos dentro de si!

Nenhum comentário:

Postar um comentário